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Aprendizagem Baseada em Projetos: o que ela pressupõe?

Com a evolução e atualização da educação, os programas pedagógicos cada vez mais oferecem metodologias que privilegiam o aprendizado construtivista a partir de projetos e vivências integradas para envolver os alunos com questões e conflitos reais e relevantes nas suas vidas. 

Uma destas estratégias educacionais que coloca os estudantes como protagonistas na jornada de conhecimento é a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), prática que instiga e contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico e científico, habilidade tida como essencial no Século XXI.

Ao contrário de outras abordagens que privilegiam a absorção do conteúdo, nesta os alunos trabalham em projetos significativos, investigam processos e são incentivados a contextualizar a aplicar o aprendizado adquirido nas situações da vida real e cotidiana.

Os ganhos são inegáveis e nós listamos abaixo algumas contribuições para te auxiliar na aplicação da Aprendizagem Baseada em Projetos na sua escola. Confira!

Benefícios da Aprendizagem Baseada em Projetos para os alunos

Os benefícios da ABP (Aprendizagem Baseada em Projetos) são multifacetados e abrangem diversas áreas do desenvolvimento educacional das crianças e dos adolescentes. 

Para começar, ela é conhecida por aumentar de forma significativa o engajamento dos alunos no processo de aprendizagem em função de revelar e deixar claro os elos da utilidade daquilo que se aprende em sala de aula com o mundo real. Essa percepção faz com que eles se sintam mais motivados a participar de forma ativa das atividades e discussões propostas. 

Além disso, a Aprendizagem Baseada em Projetos tem o potencial de promover uma compreensão mais profunda e duradoura dos conceitos propostos, já que incentiva a conexão entre diferentes áreas de conhecimento que tornam o aprendizado completo e abrangente. 

E, ainda, por não focar apenas na transmissão de conhecimento e incentivar a discussão e a colaboração, seu mecanismo pressupõe o auxílio no desenvolvimento de habilidades socioemocionais importantes e essenciais para os desafios do futuro, como pensamento crítico, trabalho em equipe, comunicação eficaz e gerenciamento de tempo.

Para atingir esses benefícios (e, como consequência, elevar a percepção de valor do seu currículo escolar), é importante também se familiarizar com os cinco principais princípios desta abordagem – que orientam a prática e garantem atividades desafiadoras, envolventes e relevantes para os alunos.

  1. Relevância: os projetos devem ser contextualizados no mundo real e relacionados aos interesses e experiências dos estudantes em cada etapa escolar;
  2. Investigação: a turma deve ser incentivada a explorar questões e problemas complexos, utilizando uma variedade de recursos e estratégias de pesquisa;
  3. Colaboração: a ABP promove o trabalho em equipe, permitindo que os alunos compartilhem ideias, habilidades e responsabilidades;
  4. Autonomia: oferecer às crianças e adolescentes a oportunidade de tomar suas próprias decisões sobre o projeto, incluindo o tema, os métodos de pesquisa e a apresentação dos resultados;
  5. Feedback: professores, colegas e outros especialistas podem — e devem — oferecer suas opiniões e retornos sobre o progresso e aprimoramento do projeto em andamento.

Etapas para implementar a Aprendizagem Baseada em Projetos com sucesso!

A adoção da Aprendizagem Baseada em Projetos precisa ser feita com base em alicerces firmes que garantam o seu sucesso. E isso passa por etapas que listamos abaixo:

  • Planejamento e definição

Identifique objetivos de aprendizagem, selecione um tema ou problema relevante e defina os critérios de sucesso.

  • Investigação e pesquisa

Traga os conteúdos e temas importantes para a sala de aula de forma dedicada e também integrada entre as disciplinas. Depois, permita que os alunos realizem pesquisas para coletar informações, analisar dados e explorar diferentes perspectivas sobre o tema do projeto.

  • Criação e desenvolvimento

Depois de pesquisar e relacionar conteúdos e conceitos, é chegado o momento de os estudantes aplicarem seu conhecimento em um plano de projeto detalhado, incluindo metas, tarefas, cronogramas e recursos necessários.

  • Colocar as ideias em prática

Momento de ação! Isto é, trabalhar em equipe para executar o projeto, seguindo o plano estabelecido e fazendo ajustes conforme necessário.

  • Apresentação

Organize o compartilhamento dos resultados e conclusões de maneira clara e convincente para uma audiência selecionada que pode incluir colegas, professores de disciplinas relacionadas, pais ou membros da comunidade. 

  • Avaliação

Os componentes do “painel de avaliadores” devem se debruçar em avaliar o processo e os resultados do projeto, refletindo sobre o que foi aprendido e identificando áreas para melhorias futuras.

Aprendizagem integrada e ativa

A Britannica Education está presente em mais de 100 países. Diariamente cooperamos com coordenadores e diretores pedagógicos na busca por acompanhar a evolução da educação para este caminho mais interligado e ativo. As soluções entregues pela Britannica Education contribuem para a personalização dos programas de aprendizagem ao conectar e integrar disciplinas de maneira adequada às diferentes etapas da vida escolar, o que facilita a aplicação da metodologia ABP por parte dos professores.

Com a solução Britannica Expedition: Learn!, por exemplo, o docente tem acesso a aulas prontas de ciências humanas e da natureza, em inglês, com diferentes recursos de engajamento e avaliação da fixação do conteúdo e de habilidades complementares. No contexto da Aprendizagem Baseada em Projetos, seu potencial é ainda maior quando integrado com Britannica School – que oferece artigos, imagens, vídeos e outros formatos multimídia em inglês para apoiar o ensino nas diversas disciplinas do currículo – o que propicia o aprofundamento das temáticas a partir de diferentes pontos de vista e abordagens. 

Com este tipo de suporte você entrega ao seu professor qualidade e versatilidade no conteúdo, segurança para implementar novas metodologias em sala de aula e livra tempo para que ele se dedique à reflexão e discussão dos temas, que levará os estudantes a pensar de maneira independente, conduzindo seu próprio aprendizado e interagindo com o mundo de uma forma mais dinâmica.

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