O Complemento de Computação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um tema que, desde sua homologação em 2022, tem despertado grande interesse e debate entre os gestores educacionais que lidam rotineiramente com a tecnologia educacional. E hoje será tema do nosso artigo.
Para contextualizar, esta é uma atualização significativa da Base Nacional Comum Curricular promovida pelo Ministério da Educação (MEC) para incorporar competências essenciais em tecnologia da informação e comunicação (TIC) no âmbito educacional. De forma resumida, o complemento propõe:
- Promover o letramento digital
A busca por ensinar os alunos a usar as plataformas digitais de forma responsável.
- Desenvolver o pensamento computacional
Referente ao propósito de capacitar o aluno a formular e resolver problemas da atualidade de forma lógica e sistemática.
- Estimular a criatividade e a inovação
O que responde ao objetivo de incentivar a exploração de novas ideias e a experimentação com tecnologias emergentes para encontrar e desenvolver soluções criativas para situações diárias.
- Preparar os alunos para o mercado de trabalho do século XXI
Alinhado à necessidade de fornecer as habilidades e competências necessárias para prosperar em uma economia digital.
- Fomentar a inclusão digital e a equidade
De maneira a oferecer acesso a oportunidades educacionais relacionadas à tecnologia.
Organizado de forma a integrar as competências em tecnologia da informação e comunicação em diferentes áreas do conhecimento, o Complemento de Computação da BNCC oferece uma estrutura flexível e abrangente. As diretrizes principais podem ser vistas abaixo:
Integração Transversal
O documento não se limita a uma disciplina específica. Ele foi projetado para ser integrado transversalmente em diversas áreas do conhecimento e, por isso, os conceitos e habilidades em computação são aplicados em Matemática, Ciências, Língua Portuguesa, História, Geografia, de forma a contextualizar e enriquecer o aprendizado em diferentes contextos.
Competências Específicas
A atualização define competências específicas em computação que os alunos devem desenvolver (como pensamento computacional, resolução de problemas, algoritmos, programação, entre outras). Elas são delineadas em diferentes níveis de complexidade, levando em consideração a faixa etária e o momento escolar dos estudantes.
Eixos Temáticos
Os eixos temáticos, que podemos ver na cartilha, abrangem as diferentes áreas da computação e tecnologia e são propostos com o objetivo de fornecer uma estrutura para a abordagem desta ampla variedade de tópicos propiciados pela TIC.
Flexibilidade Curricular
Sua versatilidade permite que cada escola adapte as diretrizes às necessidades específicas de seus alunos e contexto local e particular, com liberdade para desenvolver o próprio currículo e escolher suas metodologias de ensino, desde que esteja de acordo com as competências e diretrizes estabelecidas.
Avaliação e Acompanhamento
Oferece orientações sobre avaliação e recomendações quanto ao acompanhamento do progresso dos alunos em relação às competências em computação ao longo da jornada escolar.
Diante da necessidade de se manter atualizado, é bastante comum que os gestores pedagógicos e os responsáveis pela tecnologia educacional se deparem com desafios na implementação e adoção efetiva das diretrizes. Nosso contato constante com as escolas nos mostra que alguns dos principais são:
- Formação de Professores: preparar os professores e capacitá-los para promover o letramento digital.
- Infraestrutura Tecnológica: garantir a infraestrutura necessária, como computadores e acesso à Internet.
- Recursos Didáticos e tecnológicos: disponibilizar recursos educacionais e tecnológicos adequados, curados e seguros para apoiar o ensino e aprendizado digital.
- Inclusão e Equidade: reduzir disparidades no acesso ao conhecimento de computação entre diferentes grupos de alunos.
- Atualização Curricular e Avaliação: manter o currículo atualizado e desenvolver métodos eficazes de acompanhamento do progresso dos estudantes em relação às competências exigidas pela tecnologia da informação e comunicação.
Se você se identifica com os pontos listados, temos uma indicação! Nossas consultoras educacionais Janaina Marques e Roberta Mesquita recentemente mergulharam no Complemento de Computação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em dois webinars que podem ser assistidos em nosso canal do YouTube.
Complemento de Computação da BNCC: como aplicá-lo, na prática
O que você vai encontrar: abordamos os eixos da BNCC Computação, homologada em 2022, e explicamos como as ferramentas Britannica podem apoiar o desenvolvimento das habilidades e competências digitais contempladas pela Base Nacional Comum Curricular.
Veja o webinar na íntegra em nosso canal do YouTube
Como desenvolver as habilidades do Complemento de Computação da BNCC na educação bilíngue e no ensino de idiomas?
O que você vai encontrar: retomamos brevemente os eixos da BNCC Computação e nos aprofundamos em como desenvolver suas habilidades e competências nas aulas de idiomas e no contexto de educação bilíngue utilizando as ferramentas Britannica.
Veja o webinar na íntegra em nosso canal do YouTube
A Britannica Education tem como visão transformar a educação por meio de soluções suplementares ao currículo que combinam pedagogia, design instrucional e tecnologia e que priorizam o conteúdo seguro, interativo, divertido e de qualidade para manter a escola no lugar de vanguarda, com os alunos desenvolvendo as habilidades e competências essenciais para o seu tempo.
Para não ficar de fora das nossas iniciativas e acompanhar tudo que a Britannica Education irá participar/oferecer ao longo do ano, siga nossas redes sociais: Instagram e Facebook, e cadastre-se para receber nossa newsletter TransformAção!