UNAM é nomeada guardiã do conhecimento da Britannica

A iniciativa permitirá analisar as mudanças no conhecimento ao longo do tempo, visando também a combater o obscurantismo na era digital

23 de outubro de 2018

A Encyclopædia Britannica® escolheu a Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) como a primeira instituição a receber a base de dados digital da empresa. A iniciativa visa a permitir que a evolução do conhecimento humano possa ser acompanhada ano a ano, mesmo na era digital.

A partir de 2019, a biblioteca universitária da UNAM receberá uma cópia digital do banco de dados da Britannica contendo todos os temas abordados pela enciclopédia em 1o de janeiro de cada ano. Os dados continuarão acessíveis independentemente de mudanças que venham a ocorrer nas plataformas digitais. Isso permitirá a leitores, estudiosos e historiadores investigar as mudanças no conhecimento ao longo do tempo, assim como era possível fazer com as edições impressas da enciclopédia.

Karthik Krishnan, CEO da Encyclopædia Britannica®, anunciou a iniciativa, ao lado de funcionários da UNAM, durante o evento Entre Pares 2018, conferência promovida pelo CONRICyT (Consórcio Nacional de Recursos de Informações Científicas e Tecnologia), uma organização líder para o avanço da ciência e da tecnologia no México. A conferência aconteceu no Complexo Cultural Universitário da Universidade Autônoma Benemérita de Puebla.

OUTRAS NOTÍCIAS